"Fé é o firme firmamento daquilo que se espera e a prova do que não se vê."
Esse é a "definição" que encontrei na Bíblia do que é fé. Nesse caso, fé não é ter esperança, segurança ou crença simples em algo. Fé é algo que te mostra a verdade sobre um evento ou entidade. Ou seja, não é acreditar sem provas como muitos dizem.
A idéia de fé supõe a existência de uma verdade absoluta sobre a qual ela se refere. Fazendo uma analogia com a visão humana, podemos dizer que existe uma verdade absoluta, que é a visão de uma imagem, e podemos dizer que a visão dessa imagem prova a existência dessa imagem (embora não prove a existência do objeto que ela representa). Porém essa prova só é válida para aquele que tem a visão de tal imagem. Um cego não tem prova alguma, e nem pode ter, da existência da tal imagem. Assim, levando adiante a analogia, podemos dizer que quem não tem fé é como um cego.
Ora, como se pode julgar alguém por não ser capaz de enchergar? Mas é isso que muitos fazem ao condenarem os outros por não acreditarem em Deus. É o mesmo que dizer que é um crime ser cego!
Não tenho fé que Deus exista (considerando a definição acima). Mas se ele existir, não acho que ele me condenará por eu ser cego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário