Translate

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Espectro político: sistema multidimensional

Se você perguntar a alguém de esquerda o que é esquerda e direita, ele possivelmente vai te dizer que esquerda é defender a justiça social e uma melhor distribuição de renda e que direita é defender a manutenção do status quo e a concentração de renda.

Já se perguntar a alguém de direita a mesma coisa, ele plausivelmente dirá que direita é a defesa do livre mercado e dos direitos dos indivíduos sobre as próprias posses e que esquerda é a defesa do controle da economia e violação da propriedade privada.

Note que estou supondo que os entrevistados em questão saibam distinguir esquerda-direita de liberdade-autoritarismo, que é um outro eixo político, no sistema bidimensional, como mostrado a seguir.

Espectro político bidimensional.

O que a esquerda chama de esquerda não é incompatível com o que a direita chama de direita, pois um dos fatores que levam a concentração de renda é justamente a reserva de mercado feita por governos para algumas empresas, o que resulta em oligopólios, que é oposto tanto à distribuição de renda quanto ao livre mercado.

Minha sugestão é desdobrar o eixo esquerda-direita em dois eixos independentes:
- O da liberdade econômica, que expressa o nível de interferência dos governos ou organizações na economia, que vai desde uma economia completamente direcionada pelo(s) estado/organizações (dos serviços mais básicos à macroeconomia) até o completo livre mercado (sem regulações, impostos ou restrições à atividade econômica).
- E o da distribuição de renda, que expressa o quanto as riquezas são distribuídas pela sociedade. Este eixo vai desde a perfeita distribuição de riquezas até a concentração absoluta.
Assim, pode haver quem defenda liberdade econômica e justiça social, assim como quem defenda controle da economia e concentração da renda.

De forma análoga, podemos desdobrar o eixo liberdade-autoritarismo em dois eixos:
- O das liberdades individuais, que se refere ao que cada indivíduo faz da própria vida e o quanto o estado ou outras organizações interferem nela. Vai da completa ausência de entidades externas nos assuntos pessoais até o controle minucioso do que as pessoas fazem, o que falam e para onde vão.
- O das liberdades políticas (conceito que vi em uma imagem no google), que se trata do quanto a população participa dos processos de decisão do país ou grupo. Vai desde uma participação plena (como numa democracia direta) até uma ditadura.
Note que nesse caso pode haver um sistema de elevada liberdade política e baixa liberdade individual (ditadura da maioria, por exemplo) ou com elevada liberdade individual e baixa liberdade política (ditadura benevolente).

Espectro político quadridimensional, versão preliminar incompleta.


Outros eixos podem ser introduzidos arbitrariamente, conforme a criatividade e a necessidade de dessimplificar o pensamento humano (como um eixo ideológico-tecnocrata, que especificaria o nível de tecnicidade envolvida nas decisões, indo desde um foco puramente ideológico até um puramente técnico).

Nenhum comentário: